quinta-feira, 25 de junho de 2009

Produções nacionais em evidência

Historicamente o cinema brasileiro mantêm um grave problema de empatia com o público.São mais de cem anos de vida onde alternaram-se bons e maus momentos na relação filme-espectador.Mas se levramos em consideração os números do primeiro semestre deste ano, podemos afirmar que está começando um novo belo período para as produções nacionais.

Nos primeiros seis meses de 2009 os filmes brasileiros já alcançaram um número de espectadores maior do que em todod o ano passado. Em 2008 9,1 milhões de pessoas foram aos cinemas para assistir obras da nossa terra, nesse ano já chegamos ao expressivo dado de 9,5 milhões.

Encabeçando esse excelente índice estão os filmes, A mulher invisível , de Claúdio Torres, Divã , de José Alvarenga Jr e o recordista de bilheteria no ano (com mais de 6 milhões de espectadores) Se eu fosse você 2, de Daniel Filho. Em comum entre as três produções está o fato de serem comédias. Se voltarmos um pouco na história do cinema brasileiro veremos que esse gênero sempre dialogou muito bem com a grande massa. Entretanto, acredito que o maior chamariz dos filmes não está ligado ao tipo de história que mostram e sim
ao marketing feito em cima dos mesmos.Todo o trio tem a participação da Globo Filmes e assim obtiveram a programação completa da Rede Globo como espaço para divulgação.É interessante observar isso pois muitos filmes nacionais passam em branco nos cinemas simplesmente pelo fato do público não saber que eles estavam lá. E a Globo Filmes constantemente empurra suas produções para o ranking das mais vistas.

Um outro ponto que pode ser responsavél pelo sucesso desses filmes também diz respeito a televisão. Antigamente tínhamos a linguagem cinematográfica e a linaguagem televisiva, com a o advento do chamado Cinema da Retomada essas duas categorias meio que começaram a se misturar. As citadas produções fazem justamente isso, aproximam o cinema à televisão( mais especificamente à novela) e assim atraem mais o público que muitas vezes não entendia a linguagem clássica cinematográfica.

Seja pelo que for, é muito bom ver o povo valorizando a cinematografia brasileira. E é fato que se as coisas continuarem como estão, no final do ano alcançaremos uma bilheteria que há muito tempo não temos.

>>Trailer de Se eu fosse vc 2


>>Trailer de Divã


>>Trailer de A mulher invisível

Um comentário:

  1. .SEMPRE ADOREI O CINEMA NACIONAL E VOCÊ ALMENTOU MAIS ESSA MINHA PAIXÃO. CADA VEZ QUE CONHEÇO UMA NOVA OBRA DO NOSSO CINEMA ME APAIXONO MAIS E QUANDO ESSA OBRA Ñ É DA GLOBO FILMES A PAIXÃO NA MAIORIA DAS VEZES É MAIOR. NOSSO CINEMA INDEPENDENTE TEM OBRAS FANTÁSTICAS QUE FICAM SEMPRE NA SOMBRA ESPERANDO SÓ A OPORTUNIDADE PARA BRILHAR.


    PARABÉNS MEU AMOR POR MAIS UMA ÓTIMA INICIATIVA SUA, BOA SORTE. TENHO CERTEZA QUE DAKI SÓ VAI SAIR TEXTOS, CRÍTICAS E OPINIÕES CONCIENTES E FUNDAMENTADAS.

    ResponderExcluir