sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Anselmo Duarte, um marco do cinema brasileiro

No último sábado (07/11) o Brasil deu adeus à Anselmo Duarte, cineasta que participou ativamente da construção da nossa 7° arte.

Anselmo é dono de uma das mais representativas carreiras do cinema brasileiro.Iniciou sua vida artística trabalhando como ator e sendo dirigido pelo imortal Orson Welles, no inacabado É tudo verdade( It's all true) em 1942. Mas, a paixão pelo cinema vinha desde sua infância quando ele trabalhava como "molhador" de tela*.

Na década de 40 Anselmo viria a se tornar um dos principais atores do cinema brasileiro. Ele participou de algumas chanchadas da produtora carioca Atlântida, contracenando com Oscarito e outros astros. Com o sucesso foi contratado pela paulista Vera Cruz, que à epóca tentava fazer uma produção ,ais industrializada de filmes brasileiros. Anselmo antigia então o posto de galã, protagonizando filmes como Sinhá Moça(1953) de Tom Payne e outros.

Entretanto o maior momento da vida de Anselmo Duarte não surgiria na função de ator e sim na de diretor. Em 1962 com o filme O Pagador de Promessas ele conquistaria o maior prêmio da história do cinema brasileiro, a Palma de Ouro do Festival de Cannes.

Com a vitória em Cannes, o cineasta abre as portas do mundo para o nascente Cinema Novo brasileiro. Fato que pode ser considerado como um grande paradoxo da história. Pois os cinemanovistas criaram sua ideologia de produção contrariando os padrões estéticos do cinema comercial, principalmente da Vera Cruz, e logo um filme dirigido por um ex-galã da produtora paulista e moldado nos padrões clássicos facilitou a vida do novo movimento.

Lembrando também que O Pagador de Promessas concorreu em Cannes com filmes de consagrados cineastas, como O anjo exterminador de Luis Buñuel, O eclipse de Michelangelo Antonioni e O julgamento de Joana d'arc de Robert Bresson.

Entre as décads de 60 e 80, Anselmo dirigiu e atuou em cerca de 20 filmes, mas nenhum conseguiu a mesma expressividade de O Pagador.

Apesar de muitas vezes não ser citado entre os principais cineastas brasileiros, Duarte deixou seu nome marcado ao conseguir uma honraria cobiçada por realizadores de todo o mundo e nunca mais alcançada por diretores do nosso país.

* molhador de tela era a pessoa que, nos primórdios do cinema, jogava água nos rolos de filmes atrás das telas para evitar incêndio em consequência da localização e do aquecimento dos projetores.

- Veja a filmografia de Anselmo Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário