sábado, 11 de julho de 2009

A volta do Capitão Nascimento

Quando em 2007 o filme Tropa de Elite era o grande sucesso dos cinemas e dos camelódromos (não necessariamente nesta ordem), um fato curioso chamava atenção. Os pirateiros vendiam em um único disco o filme de José Padilha(foto1) e um tal Tropa de Elite 2.É óbvio que assim como um lançamento cinematográfico não vai direto para DVD, ele também não sai com uma sequência casada ( só se o diretor estiver doido). A referida sequência na verdade era o documentário Notícias de uma guerra particular de João Moreira Salles, produção que junatamente com o livro A elite da tropa inspirou a trama protagonizada pelo Capitão Nascimento. Interessante é que o mercado ilegal acabou sendo profético, pois José Padilha anunciou recentemente que está trabalhando no roteiro do segundo Tropa.

Desta vez o enredo devera mostrar a criminalidade no alto escalão da sociedade brasileira. Wagner Moura voltará a viver um dos seus mais marcantes personagens, só que agora o Capitão Nascimento aparecerá mais velho e sendo funcionário da Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro. Selton Mello também está confirmado no elenco e segundo o jornal Folha de São Paulo Fernanda Machado está em negociação.

No momento Padilha deu uma pausa no processo de criação do filme (pois está envolvido em um projeto de hollywood)mas espera começar a rodá-lo em janeiro de 2010. O diretor repete a dobradinha do primeiro filme tendo como companheiro no roteiro Braúlio Mantovani.


Confesso que sou um pouco desconfiado com sequências. Quando se trata de obras mais comerciais até entende-se o motivo de rodar uma continuação. Agora quando estamos falando de um filme marco, como é o caso de Tropa de Elite, sinceramente não acho um bom caminho. A trama original do BOPE é única, é histórica, e essa nova produção pode arriscar o que foi feito por ela ou vice-versa. As pessoas podem não gostar tanto do segundo filme como gostaram do primeiro e com isso começam as mal vindas comparações.

Acredito que Padilha e Mantovani devem estar preparando um excelente roteiro, mas por que ao invés de filmarem Tropa 2 eles não fazem um novo filme sobre criminalidade? Sei que é muito cedo para tirar conclusões, entretanto para mim é como se nos anos 60 Glauber Rocha tivesse realizado Deus e o Diabo 2(os tradicionalistas me perdoem o possível exagero).

O negócio é pagar para ver e tomara que José Padilha consiga realizar mais uma obra prima, deixando esse autor que vos escreve totalmente errado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário