segunda-feira, 5 de outubro de 2009

A trajetória de Batman no cinema

Há pouco tempo pude enfim assistir, o comentado e premiado, Batman - O Cavaleiro das Trevas . Sei que fui uma das últimas pessoas do mundo a ver o filme, mas realmente tudo o que eu tinha lido e ouvido sobre a produção eram verdades absolutas.

O Cavaleiro das Trevas elevou as adaptações de quadrinhos para um novo patamar. O Coringa de Heath Ledger é uma obra prima, é uma criação definitiva pois mesmo que outros atores venham a interpretar o personagem ninguém chegará próximo de Ledger.Christian Bale mostrou ter nascido para viver o Batman.E mais uma vez Christopher Nolan deixou claro sua genialidade como diretor.

O filme é o segundo da nova ranquia do Batman, mas você se lembra de todas as aventuras dele no cinema? Não? Então, o Cinema em Plamo Geral faz uma retrospectiva das produções estreladas pelo Homem-morcego.

Batman(1989)- Dirigido por Tim Burton e com Michael Keaton no papel principal, o filme levou a clássica atmosfera sombria do Batman dos quadrinhos para o cinema. Conquistou assim os fãs em um quesito sempre contestado em adaptações, a fidelidade ao original. O destaque maior da produção foi a magistral construção de Jack Nicholson para o Coringa. Um ponto relativamente fraco foi o uniforme do morcegão que mais parecia uma aramadura. O elenco contava ainda com Kim Bassinger.

Batman, o retorno (1992)- Repetindo a dobradinha Burton e Keaton, o segundo filme do Batman manteve o espiríto do primeiro.De novo o vilão ganhava destaque, dessa vez com o Pinguim de Dany De Vito e um pouco menos com a Mulher-Gato de Michelle Pfeiffer. O elenco tinha também Christopher Walken.

Batman, Eternamente(1995)- Joel Schumacher assume a direção e comete um dos maiores crimes contra o tão querido personagem. O filme teve um elenco absolutamente inflado de estrelas, entretanto modificou tudo que havia sido feito pelas duas produções anteriores. Saiam as sombras e entrava o colorido excessiv, isso sem falar no roteiro fraco.O manto do morcego ficou com o mediano Val Kilmer, aparecia pela primeira vez o Robin, o qual foi interpretado por Chris O'Donell. Os vilões eram o premiado Tommy Lee Jones como Duas Caras e Jim Carrey vivendo o Charada(o melhor de todo o filme).Nicole Kidman fechava o cast interpretando uma psicóloga.

Batman e Robin(1997)- Mais uma vez sob o comando de Schumacher, o filme consegue superar seu antecessor em mediocridades.A fórmula é a mesma, elencho cheio de astros e um roteiro fraco. Dessa vez George Clooney assume o posto de Batman, Uma Thurman vive Hera Venenosa e Arnold Schwazenneger é o Senhor Gelo. O filme atenta contra os quadrinhos colocando Bane, o vilão que deixou Batman paralítico, como um ridículo coadjuvante.

Batman Begins(2005)- Após as trapalhadas de Schumacher, estúdios e diretores resolveram deixar o Batman de lado. Só que no começo da ataual década o cinema viu um verdadeiro boom de adaptações de quadrinhos e com isso vieram as especulações e os desejos de um novo filme do Batman. O diretor Christopher Nolan aceitou o desafio de revigorar o personagem e em 2005 surgiu Batman Begins. A produção recontava a história de como Bruce Wayne se tornou Batman. O elenco contava com Christian Bale no papel principal, Lian Nesson com Ra's Algu, Michel Caine como Alfred, Gary Oldman como gordon e ainda Morgan Freeman e Katie Holems.Bataman Begins foi sucesso de público e de crítica.

De acordo com sites especializados, Batman volta ao cinema em 2011 em uma sequência ainda sem título, mas que já começa a movimentar Holywood. Se em O Cavaleiro das Trevas houve uma verdadeira disputa pelo papel do Coringa, dessa vez a briga é pala Mulher-Gato, fala-se em Angelina Jolie, Scarlett Johansson e até mesmo Michelle Pfeiffer. De certo é que o filme será mais uma vez dirigido por Chris Nolan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário